quarta-feira, 18 de maio de 2011

MAIO / 18 - ULBRA TORRES NO 23º CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOPEDIATRIA


Aconteceu entre os dias 27 e 30 de abril de 2011 o 23º Congresso Brasileiro de Odontopediatria em Goiânia no Estado de Goiás. O evento teve como tema a qualidade de vida, saúde e família. Foram realizados cursos, seminários, conferências, apresentação de pôster, de temas livres e apresentações orais com banca avaliadora. Os trabalhos foram direcionados para bebes, crianças e adolescentes, tanto numa visão para de aplicabilidade num espectro para atendimento odontológico privado e público como individual e coletivo.

A nossa ULBRA/Torres esteve presente no evento. A professora Irene Fanny Ritzel realizou apresentação oral do trabalho “Analise comparativa entre exame visual e histológico de sulcos e fissuras de dentes molares decíduos”. A pesquisa apresentada foi um trabalho de conclusão do curso de Odontologia da ULBRA campus Torres de seus orientados/2009 – Luciano Rene Klinkowski da Silva e Neusa Rejane Carcunchinski Fagundes com colaboração da professora Julia Itzel Acosta Moreno Vinholes. O objetivo foi demonstrar através de análise, a sensibilidade e especificidade no diagnóstico de amostra de dentes decíduos coletados do Banco de Dentes da ULBRA/Torres inter e intra-examinadores, que veio a comprovar, para esta amostra específica, um comportamento de desenvolvimento de doença cárie inverso a dos dentes permanentes.

A Odontologia sempre esteve voltada para a doença e em tempos atuais está se direcionando com força para manutenção da saúde, prevenção de doenças bucais, promoção de saúde, além da conhecida terapia dental tradicional e tecnológica. O 23º Congresso Brasileiro de Odontopediatria arrojou nas idéias, trouxe a discussão de pesquisas, associando, privilegiando e indicando a importância do conhecimento das ciências básicas para a compreensão da dinâmica e complexa rede da saúde, isto é, uma família saudável impreterivelmente terá qualidade de vida normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário