O CURSO


 Odontologia ULBRA Torres
Entendemos que na região do litoral norte gaúcho e extremo sul de Santa Catarina, existe uma importante demanda por profissionais capacitados na área da Saúde e, com base nesta realidade, o Curso Odontologia objetiva capacitar profissionais habilitados para atuarem neste mercado.
Tomando-se como referencial as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS), fica clara a importância da ULBRA de Torres na formação de profissionais que possam atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente, em consonância com as necessidades sociais integrando academia e comunidade, cuja produção de conhecimento sejam socialmente relevantes e integradas com as demais instâncias do sistema de saúde.
Desta forma, a ULBRA, ao instalar em Torres o Curso de Odontologia, passou a qualificar  mão de obra para esse  mercado, gerando profissionais capacitados e conscientes da necessidade de adequar, de fato,  o ensino odontológico à realidade epidemiológica e social, comprometidos com os interesses coletivos da população de onde o egresso estará inserido. Contudo, sem afastar-se da excelência técnica necessária à formação de recursos humanos para a Odontologia em particular e para a saúde em geral, levando em conta quatro aspectos fundamentais: formação humana através da visão do alunos e de seu papel na sociedade; fundamentação teórica sólida para o desenvolvimento das atividades clínicas; enfoque na saúde e os métodos para mantê-la; a importância da prevenção; formação de um profissional que melhor possa atender às necessidades sociais. 
Portanto, diante da complexidade da sociedade pós-moderna e da educação multidisciplinar, o Curso de Odontologia está estruturado para uma capacitação profissional consoante com as necessidades locais e regionais e uma formação dinâmica que possibilite o ingresso imediato no mercado de trabalho.
              Missão:
O Curso Superior de Odontologia  realiza sua função na dimensão científica desenvolvendo atividades qualitativas de ensino, pesquisa e extensão, estendendo seus serviços à sociedade,através da produção do conhecimento socialmente relevante. A missão do Curso de Odontologia é formar profissionais capacitados para atuarem no micro e macro sistema com ética, competência, habilidade, criticidade, cientificidade e capacidade  empreendedora.
Objetivos:
O Curso de Odontologia tem como objetivo a formação integral do Cirurgião-Dentista, desenvolvendo suas capacidades para uma prática promocional de saúde amparada em um correto diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças bucais prevalentes. Para tanto, o aluno deverá desenvolver um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, atendendo às necessidades das demandas sociais, através de uma formação integral, onde possa atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com competência técnica, participação plena, produtiva e crítica da sociedade, integrada com as demais áreas do conhecimento da universidade. O profissional deve intervir junto às comunidades e às instituições públicas, no sentido de serem adotadas medidas adequadas à realidade da população brasileira e com as demais instâncias do sistema de saúde.


         ·  Atribuir ênfase preferencial à metodologia do estudo dos problemas de saúde bucal das comunidades em seu conjunto e da família, mantidas as preocupações com a atenção ao indivíduo.
·  Preparar o corpo discente para o exercício da profissão de Cirurgião-Dentista em diversas modalidades profissionais: clínico, docente, pesquisador e gestor.
·  Habilitar o discente para que possa contribuir para a melhoria na qualidade de vida da população, através de políticas públicas em saúde bucal.
·  Incentivar o corpo discente a atuar em produção científica, através de eventos e publicações, divulgando os conhecimentos adquiridos.
·  Desenvolver destrezas para obter informações relativas ao paciente e para estabelecer com isto, um vínculo entre o diagnóstico e a terapêutica.
·  Conscientizar os discentes sobre a provisoriedade do conhecimento, despertando a necessidade do contínuo aprendizado

         Perfil do Egresso
O Curso de Odontologia tem como perfil a formação de um profissional generalista com sólido embasamento técnico-científico, humanista e ético, orientado para a promoção de saúde, com ênfase na prevenção das doenças bucais mais prevalentes. Capaz de decidir e atuar com segurança, propriedade e qualidade na promoção de saúde e prevenção. Que atenda às necessidades das demandas sociais, com liderança e sensibilidade social.
O egresso/profissional deve possuir vasta vivência clínica, familiarizado com métodos e técnicas atualizadas de cura, sustentados por um sólido alicerce em ciências básicas biológicas e capaz de exercer eficientemente a profissão em consultório privado, bem como, em equipes multidisciplinares e serviços socializados. O exercício profissional deve ser pautado na compreensão da realidade social, cultural e econômica para, na sua atividade, atuar em consonância e em benefício da sociedade.
 O Curso de Odontologia da ULBRA/Torres, visa contribuir com a sociedade local e regional para formar cirurgiões-dentistas com competência, habilidades e conteúdos contemporâneos, para atuarem com qualidade, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Profissionais com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, cujo trabalho seja pautado em princípios éticos e legais, compreendendo a realidade social, cultural e econômica do seu meio